sábado, 2 de julho de 2016

Haikaiss - A Praga




É madrugada de sexta e tem show deles rolando aqui no Rio, mas por ironia da vida estou na minha cama assistindo o clipe que lançaram ontem.
Haikaiss é o nome que não me decepciona nunca, porque é um dos poucos grupos que quando anunciam algum lançamento, tenho a certeza de que vem coisa boa. O nome desse som já define total o que eles se tornaram, a praga do rap nacional. Esses garotos mostraram para que vieram, dando uma bagunçada braba no jogo. Dessa geração atual, sem dúvidas o Haikaiss é o grupo que eu acho mais completo, em todos os sentidos. Eles criaram uma identidade nova pro rap, mandando bem desde as rimas, até as artes visuais. O grupo sempre me chamou atenção por isso, de se destacar não só pelo flow de metralhadora do Spinardi, ou pela voz linda do Qualy, ou pelo intelecto avançando do Spvic, ou pelas habilidades nos scratches do Sleep, mas principalmente pela originalidade somada com qualidade em tudo. A origem do nome já explica muito, vem da cultura oriental Haikai: a arte de dizer o máximo com o mínimo. É essa coisa que eles tem de transformar pequenas coisas em grandes feitos. Embora muita gente ache o grupo novo, já são 10 anos de estrada e ano retrasado eu tive a honra de conhecer o QG deles e ver de perto o quanto eles são focados. A Esseponto Records é uma casa foda na selva de pedra, pois é lá que produzem não só o Haikaiss, mas outros grupos e mc's do DaMassaClan.

"A Praga" é um clipe simples que mostra essa grande família DMC que eles construíram com outros nomes de peso, e a conexão firmada com alguns mc's do RJ. 
Quebrando um pouco desse mito eterno de rixa entre paulistas e cariocas... 
Reuniram um bonde tão grande no clipe que fica até difícil identificar todo mundo. Mas de cara aparece o Shock todo pá ao lado do Tangi, e o Bril do Nectar (figura presente em todos os clipes do momento, até de funk). Os amigos do Oriente, Chino, Geninho e Bruno (que no clipe é esmagado em uma simulação de briga, pelo Bril) também estão na fita. Só faltou o Nissin. 
Markone é O tatuador do Rap, pois já tatuou uma porrada de mc's conhecidos e aparece nesse clipe eternizando a logo do damassa no braço do Spvic. 

O som termina com o Qualy tirando onda enchendo o carro de mulheres (assim como ele diz encher os shows) e provocando os mc's: "Boate com o Haikaiss milianos é 1.000 manos de fé, 2.000 minas de classe. E tu só vai pegar alguém quando teu show parar de ser a proporção de 20 homens para 7 rapazes".  
O mais engraçado é que até chegar nessa parte do clipe, eu tava bem agoniada pelo fato de só ter cueca, mil homens na parada e apenas uma mina.... E lógico, mais uma vez rola aquele machismo básico. Apesar do Qualy ter sido cavalheiro abrindo a porta do carro, as minas só aparecem como objeto, só surgem no final, na hora de "arrastar" elas pra casa e mostrar pros amigos quem pega mais.
E por que essa necessidade de ter no mínimo 2 mulheres pra cada homem?
Ah, e logo eu que disse nunca me decepcionar, tive uma grande decepção dessa vez... a falsa ameaça do Spi de tacar fogo no carro da polícia. Seria lindo ver tudo explodindo, deixou a gente na maior expectativa. rs

2 comentários:

  1. "E tu só vai pegar alguém quando teu show parar de ser a proporção de 20 homens para 7 rapazes" me explica essa parte pf

    ResponderExcluir
  2. A maioria dos shows de rap tem um público muito masculino... Entendi que ele provocou outros grupos por isso, dizendo que eles fazem show para pouca gente e mulher nenhuma, enquanto o Haikaiss lota com o dobro de mulheres que homens...
    "Rapazes" deve ter sido usado de modo pejorativo, tipo 7 gays para cada 20 homens na platéia... rs

    ResponderExcluir